Obsessões & Possessões

Os maus Espíritos pululam ao redor da Terra,em consequência da inferioridade moral de seus habitantes.Sua ação malfazeja faz parte dos flagelos aos quais a Humanidade está exposta neste mundo.A obsessão,que é um dos efeitos desta ação,como as doenças e todas as atribulações da vida,deve,pois,ser considerada como uma prova ou uma expiação,e aceita como tal.

A obsessão é a ação persistente que um mau Espírito exerce sobre um indivíduo.Ela apresenta caracteres muito diferentes,desde a simples influência moral,sem sinais exteriores sensíveis,até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais.Ela oblitera todas as faculdades mediúnicas;na mediunidade auditiva e psicográfica,se traduz pela obstinação de um Espírito em se manifestar com a exclusão de todos os outros.

Do mesmo modo que as doenças são o resultado das imperfeições físicas,que tornam o corpo acessível às influências perniciosas exteriores,a obsessão é sempre o resultado de uma imperfeição moral,que a torna presa de um mau Espírito.A uma causa física,opõe-se uma força física;a uma causa moral,é necessário se opor uma força moral.Para se preservar das doenças,fortifica-se o corpo;para se garantir da obsessão,é necessário fortificar a alma;daí,para o obsidiado,a necessidade de trabalhar no seu próprio melhoramento,o que,o mais frequentemente,basta para desembaraçá-lo do obsessor,sem o socorro de pessoas estranhas.Esse socorro se torna necessário quando a obsessão degenera em subjugação e em possessão,porque então o paciente perde,às vezes,a sua vontade e o seu livre-arbítrio.

A obsessão é,quase sempre,o fato de uma vingança exercida por um Espírito,e que,o mais frequentemente,tem sua fonte nas relações que o obsidiado teve com ele numa precedente existência.

Nos casos de obsessão grave,o obsidiado está como envolvido e impregnado com um fluido pernicioso,que neutraliza a ação dos fluidos salutares e os repele.É deste fluido que é necessário desembaraçar-se;ora,um mau fluido não pode ser repelido por um mau fluido.Por uma ação idêntica à de um médium curador,no caso de doença,é necessário expulsar o fluido mau com a ajuda de fluido melhor.

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Isto é a ação mecânica,mas que nem sempre basta;é necessário também,e sobretudo,agir sobre o ser inteligente com o qual é preciso o direito de falar com autoridade,e esta autoridade não é dada senão pela superioridade moral;então,pode-se ter a doce satisfação de livrar um encarnado e converter um Espírito imperfeito.

A tarefa se torna mais fácil quando o obsidiado,compreendendo a sua situação,traz o seu concurso de vontade e de prece;assim não é o quando este,seduzido pelo Espírito enganador,se ilude sobre as qualidades de seu dominador,e se compraz no erro em que este último o mergulha;porque,então,longe de secundar,ele recebe toda a assistência.É o caso da fascinação,sempre infinitamente mais rebelde do que mais violenta subjugação.(O Livro dos Médiuns,cap.XXIII).

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Em todos os casos de obsessão,a prece é o mais poderoso auxiliar para agir contra o Espírito obsessor.

Na obsessão,o Espírito age exteriormente com a ajuda de seu perispírito,que ele identifica com o do encarnado;este último se encontra,então,como numa rede e constrangido a agir contra a sua vontade.

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Na possessão,em lugar de agir exteriormente,o Espírito livre se substitui,por assim dizer,ao Espírito do encarnado;faz eleição de domicílio em seu corpo,sem,contudo,que este o deixe definitivamente,o que não pode ocorrer senão na morte.A possessão é,pois,sempre temporária e intermitente,porque um Espírito desencarnado não pode tomar definitivamente o lugar de um Espírito encarnado,tendo em vista que a união molecular do perispírito e do corpo não se opera senão no momento da concepção.(Cap.XI,N° 18).

O Espírito,na posse momentânea do corpo,dele se serve como de seu próprio;fala por sua boca,vê pelos seus olhos,age com seus braços,como o faria quando vivo.Não é mais como a mediunidade falante,onde o Espírito encarnado fala transmitindo o pensamento de um Espírito desencarnado;é esse último,ele mesmo,quem fala e age,e se foi conhecido quando vivo,será reconhecido pela sua linguagem,pela sua voz,pelos seus gestos e até pela expressão de fisionomia. 

A obsessão é sempre o fato de um Espírito malfazejo.A possessão pode ser o fato de um bom Espírito que quer falar e,para fazer mais impressão sobre os seus ouvintes,empresta o corpo de um encarnado,que este lhe empresta voluntariamente,como empresta a sua roupa.Isto se faz sem nenhuma perturbação ou mal-estar,e,durante esse tempo,o Espírito se encontra em liberdade,como no estado de emancipação,e,o mais frequentemente,se coloca ao lado de seu substituto para escutá-lo.

Quando o Espírito possuidor é mau,as coisas se passam de outro modo;ele não toma emprestado o corpo,dele se apodera se o titular não toma emprestado o corpo,dele se apodera se o titular não tem força moral para lhe resistir.Fá-lo por maldade contra este,que tortura e martiriza de todas as maneiras,até querer fazê-lo perecer,seja por estrangulamento,seja empurrando-o para o fogo ou outros lugares perigosos.Servindo-se dos membros e dos órgãos do infeliz paciente,blasfema,injuria e maltrata aqueles que o cercam;entrega-se a excentricidades e atos que têm todos os caracteres da loucura furiosa.

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Os fatos deste gênero,em diferentes graus de intensidade,são muito numerosos,e muitos dos casos de loucura não têm outra causa.Frequentemente,a isso se juntam desordens patológicas que não são senão consecutivas,e contra as quais os tratamentos médicos são impotentes,enquanto subsiste a causa primeira.O espiritismo,fazendo conhecer esta fonte de uma parte das misérias humanas,indica o meio de remediá-las:o meio é agir sobre o autor do mal que,sendo um ser inteligente,deve ser tratado pela inteligência(1).

A obsessão e a possessão,o mais frequentemente,são individuais,mas,às vezes,são epidêmicas.Quando uma nuvem de maus Espíritos se abate sobre uma localidade,é como quando uma tropa de inimigos vem invadi-la.Neste caso,o número de indivíduos atingidos pode ser considerável(2).

_________________

(1)Exemplos de curas de obsessões e de possessões:Revista Espírita,dezembro 1863,página 373;- janeiro de 1864,página 11;- junho de 1864,página 168;- janeiro de 1865,página 5;- junho de 1865,página 172;- de fevereiro 1866,página 38;- junho 1867,página 174.

(2)Foi uma epidemia deste gênero que grassou há alguns anos na aldeia de Morzine,em Savoie(ver a narração completa na Revista Espírita de dezembro de 1862,página 353;de janeiro,fevereiro,abril e maio de 1863,páginas 1,33,101,133.

[_Texto extraído do Livro:”A Gênese”/Allan Kardec]

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