Simone de Beauvoir,feminista pioneira

“Ninguém nasce mulher:torna-se mulher”.Essa frase,oposta à tese freudiana da “biologia como destino”,serve de divisa ao movimento feminista até hoje.No DVD Simone de Beauvoir e o feminismo(Versátil,R$ 39,90)temos três oportunidades para conferir o pensamento e a atuação de sua autora,a filósofa francesa ás vezes,do ponto de vista bem machista,mais conhecida do seu relacionamento(aberto)com Jean-Paul Sartre do que por sua militância e suas ideias próprias e bem fundamentadas.

É pena,porque está mais do que na hora de resgatar tanto a trajetória de vida quanto o pensamento de Simone em relação à condição feminina.Os três documentários de que se compõe o DVD abordam essas questões por ângulos diversos.

“Uma mulher atual”(2007),de Dominique Gros,é mais panorâmico e abrange vários temas.Aborda diversas facetas da vida intelectual de Simone:sua relação com Sartre,o existencialismo como filosofia do pós-guerra,o ativismo político como condição ética do engajamento,sua experiência como ficcionista,as viagens que fez pelo mundo (inclusive Brasil).

Em “Porque Sou Feminista”(1975),de Jean-Louis Servain-Schreiber,o próprio título já indica o foco:trata-se de esmiuçar as ideias de seu revolucionário livro O Segundo Sexo,marco teórico do feminismo do século 20.

“Já em Simone Beauvoir Fala”(1959),de Wilfred Lemoine,a filósofa é entrevistada em Paris pela Rádio Canadá e se exprime sobre múltiplos assuntos:existencialismo,religião,casamento,amor livre,etc.Simone falava e pensava com velocidade de metralhadora e não evitava assuntos-tabu.A emissão foi censurada na época por pressão do arcebispo de Montreal.Simone de Beauvoir(1908-1986)não era mesmo do tipo bela,recatada e do lar.Era uma tremenda mulher.

Outros lançamentos

Para quem gosta de séries,já estão nas locadoras vários títulos de séries.Alguns títulos são mais conhecidos do grande público,tendo inclusive ganho prêmios,como é o caso de Mr.Robot;outros estão sendo praticamente apresentados ao público brasileiro,como é o caso da minissérie britânica The Passing Bells,situada no período da 1° Guerra Mundial.

Mr.Robot acompanhava a vida de um hacker com problemas de relacionamento,recrutado por um grupo anárquico com a missão de destruir uma poderosa corporação.A produção já foi renovada para a sua segunda temporada.

Outro destaque de lançamento é a missérie britânica Wolf Hall,que chegou ao Brasil pelo site Netflix e agora faz sua estreia em DVD.Esta produção foi uma das vencedoras do Globo de Ouro deste ano.Esta é uma adaptação da obra de Hilary Mantel,que apresenta a trajetória de Thomas Cromwell(Mark Rylance)advogado e membro da corte de Henrique VIII(Damian Lewis).A história é narrada sob o ponto de vista de Cromwell.

Para os fãs de séries antigas,a livraria cultura lançou o box completo de Manimal com exclusividade e remasterizada.A produção da década de 1980 teve apenas uma temporada de oito episódios produzida.A história acompanha a vida Jonathan Chase(Simon MacCorkindale,já falecido),um homem que tem o poder de se transformar em qualquer animal que desejar.Sua habilidade o leva a colaborar com o departamento de polícia,ajudando a solucionar diversos casos.

Já Mad Men encerra sua ‘jornada’ com o lançamento da segunda parte da última temporada.A Universal também disponibiliza para os fãs brasileiros o box com a série completa.

A Sony lançou a primeira temporada de Outlander,produção que adapta a obra de Diana Gabaldon.Quem gosta de séries protagonizadas por personagens femininas fortes,a série é uma boa opção.

Pela Warner,com exclusividade das lojas Americanas,saiu no final de setembro a primeira temporada de Pretty Litte Liars,iZombie ,The Leftovers e Jane The Virgin.

 

 

citaa%c2%a7a%c2%b5es-de-simone-de-beauvoir

[_Texto extraído do site:www.clicfolha.com.br]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s