Mulheres entram para lista do principal alvo do derrame cerebral ou AVC

No Brasil o Acidente Vascular Cerebral(AVC)é a segunda maior causa de morte e a primeira causa de incapacidade física definitiva.A doença cerebrovascular atinge 16 milhões de pessoas ao redor do globo a cada ano.Dados da Organização Mundial de AVC a World Stroke Organization apontam que seis em cada dez mortes por Acidente Vascular Cerebral acontecem com mulheres,devido ao número aumentado de fatores de risco.

 

Hoje no Dia Mundial de Combate ao AVC ou derrame cerebral,médicos de todo o mundo alertam a comunidade para a prevenção.A doença é um entupimento ou rompimento de um vasos que levam sangue ao cérebro,o que ocasiona uma paralisia na área em que acabou ficando sem a circulação sanguínea adequada.Existem dois tipos de AVC 😮 Isquêmico,quando ocorre o entupimento dos vasos que levam o sangue até o cérebro;e o Hemorrágico,que rompe os vasos sanguíneos provocando sangramentos no cérebro.

 

avc-academia-brasileira-de-neurologia

Conforme dados da Organização Mundial de AVC,uma a cada cinco mulheres pode sofrer um acidente vascular cerebral.Ainda segundo explicações,até os 50 anos as chances de AVC são maiores nos homens,porém,após essa idade,elas igualam ou até aumentam nas mulheres devido as grandes mudanças que o organismo feminino apresenta.

 

p_f8kt32xa-zj9d_avc

O uso de pílulas anticoncepcionais,a reposição hormonal,colesterol,diabetes,além da mudança do estilo de vida,acabam aumentando os riscos de um AVC no sexo feminino.Os médicos explicam que o estilo de vida de uma mulher mudou nos últimos anos,o aumento do consumo de bebidas alcoólicas,do tabagismo,do stress,atrelados a todos os outros sintomas,o que proporciona mais riscos da patologia.

 

avc_1samu012-1

O AVC na mulher é sempre mais agressivo,podendo deixar sequelas graves.Independente do tipo de acidente que a paciente teve,suas consequências são sempre danosas,já que o AVC é um dos que mais impactam na capacidade de realização de tarefas,até mesmo as mais simples.

 

 

avc_1201410238_folheto_avcinfantil-1

Achei interessante “ressaltar” sobre AVC em bebês e crianças!…

Além do tratamento é fundamental saber que mais de 90% dos casos podem ser prevenidos,como qualquer outra doença do corpo humano.Os conselhos são os mesmos,porém muitas pessoas deixam de lado e culpam a correria do dia.

 

A prevenção do AVC começa com:

 

*Fazendo exercícios físicos regulares;

*Alimentação balanceada,com pouco sal,açúcar e gordura,e rica em vegetais;

*Controle da pressão arterial;

*Controle adequado do diabetes;

*Controle rigoroso nos níveis de colesterol;

*Não fumando;

*Evitando o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

*Pessoas que já tiveram AVC ou com alto risco,podem necessitar de medicamentos ou mesmo cirurgia,quando há obstrução das carótidas.

 

[_Texto extraído do site:www.ilustrado.com.br]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s