Insights Para sua Vida

“Não sou autor de nenhuma dessas obras.”

      *Chico Xavier,dando crédito aos Espíritos pelos livros psicografados.

 

 

O nome Francisco significa “aquele que nasceu na França”,o que pode sugerir também uma estranha coincidência,já que Alla Kardec é natural desse país.

Mas esse nome ganhou novas significações depois de Chico Xavier.Humildade,caridade,fé,

perseverança,comprometimento e trabalho são algumas das palavras usadas para descrever qualidades do mais importante espírita nascido no Brasil.

Tendo admiradores em todas as classes sociais,formação religiosa e idade,Chico foi o exemplo vivo de que o ser humano pode dar certo,de que podemos ter esperança de um mundo melhor,mais humano,em que todos sejam verdadeiramente irmãos.

Nessa momento em que vemos a humanidade carente de bons exemplos,Chico revive por meio de sua história para continuar nos inspirando.

Impossível não pensar na imensa quantidade de pessoas que assistiram ao filme que conta a história de sua vida e com ele se emocionaram,ou nos milhões que leram seus livros e buscaram neles consolo e inspiração.

Chico Xavier teve uma vida humilde no quesito riqueza material,mas rica em termos de valores morais.Sem ter cursado uma faculdade,foi mais sábio e adquiriu mais conhecimento do que muitos doutores.

De origem pobre,nunca esteve tão necessitado que não pudesse compartilhar um sorriso,contar algo alegre ou aconselhar quem quer que fosse.

Ganhou fama,notoriedade e,mesmo assim,continuou morando na sua casinha muito simples em Uberaba,atendendo a todos os que o procuravam.

Jamais tirou proveito dos milhões que recebeu em direitos autorais.Usou tudo para auxiliar mais de duas mil instituições espalhadas pelo Brasil.Influenciou milhões de pessoas a se converterem ao espiritismo,mas nunca menosprezou qualquer outra religião,nunca disse que o espiritismo era superior às outras.

Aprendeu desde cedo a escutar os conselhos dos bons espíritos e a fugir da tentação que de toda parte chegava.Renunciou ao crédito de seus livros,dando-o todo aos espíritos que por intermédio dele escreviam.

Não veio aqui para ser santo,mas santificou sua vida,tanto que perseguidores de todos os lados não encontraram nada que pudesse comprometer o exemplo deixado por ele.

Sua morte foi simples como sua vida,mas de uma simplicidade eminentemente bela.

Poucos têm condições de chegar a ser como Chico Xavier,ele está em outro patamar de evolução,ainda distante da maioria de nós.Porém,ele pode nos inspirar,fazer que nos sintamos melhores,ajudar-nos a acreditar na vida,no homem,e aumentar,assim, nossa fé.

Toda vez que você se sentir triste,lembre-se do sorriso fácil que ele tinha,apesar de todas as dificuldades por conta de doenças crônicas,falta de dinheiro e da incompreensão de muitos.

Toda vez que você se sentir sem fé,lembre-se de alguém que,em 1931,em uma cidadezinha do interior do país,teve coragem de dizer que comunicava com espíritos e,por intermédio deles,trazia notícias do Além,produzidas,dentre outros,por espíritos como Casimiro de Abreu,Augusto dos Anjos e Castro Alves.

Toda vez que se sentir tentado a tirar proveito de alguma situação enganando o próximo,lembre-se desse guia que teve a oportunidade de apoderar-se de toda a obra dos espíritos e que poderia ter sido considerado o maior escritor de todos os tempos,já que até a Academia Brasileira de Letras se rendeu à capacidade intelectual de Chico Xavier quando analisou suas obras.

Toda vez que se sentir cansado,lembre-se desse homem que trabalhou incansavelmente até os 92 anos de idade,que dormia poucas horas por dia e que,nas demais,não perdia uma oportunidade de auxiliar e servir.

Toda vez que desanimar,lembre-se de Chico,passando por cima de todas as críticas e tendo como base a disciplina,que permitiu a ele cumprir sua missão.

Toda vez que se julgar sem função,sem missão,sem papel na sociedade,recorde-se de quantas pessoas carecem de amigos,de um sorriso,de compreensão,de consolo e aí verá o mesmo campo de trabalho no qual atuou Francisco Cândido Xavier.

Toda vez que pensar que não tem condições de ajudar o próximo e que,na verdade,é você quem precisa de auxílio,recorde-se das palavras dele dizendo que ninguém é tão desafortunado que não pode auxiliar o outro e que todo o auxílio que prestar ao próximo será revertido para você,como mostrado nestas palavras ditadas a Chico Xavier:

 

“A caridade é um exercício espiritual…Quem pratica o bem,coloca em movimento as forças da alma.Quando os espíritos nos recomendam,com insistência a prática da caridade,eles estão nos orientando no sentido de nossa própria evolução;não se trata apenas de uma indicação ética,mas de profundo significado filosófico…”

 

 

[_____Texto Extraído do Livro:”O Homem que Falava com Espíritos”,de Luis Eduardo de Souza.]

 

chico-xavier-na-fazenda-modelo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s