Sustentabilidade

De tempos em tempos,certas palavras tomam significado tão forte e ganham vida.Absorvemos,em nosso dia a dia,hábitos,posturas e ideias que seguem a linha de conduta referente a tal palavra.

Algumas palavras duram menos que uma estação de verão,outras duram uma temporada e outras provocam mudanças tão grandes em nossa vida que fica difícil saber como vivíamos antes de entrar na “onda” dela.

Uma que veio para ficar é Sustentabilidade.

Ouve-se a palavra em cada pingo de frase,seja para falar sobre o planeta,as organizações,as emoções.

Sustentabilidade(condição daquilo que pode ser sustentável ou suportável)é igual a sustentação,ou seja,é o ato de manter-se em pé,em condições mínimas  e saudáveis de existência.

Nosso planeta tem passado por diversas transformações,desde o início dos tempos.É o trabalho incessante da natureza,dia a dia,procurando dar condições para que muitas pessoas possam aqui nascer e progredir.

As alterações climáticas foram as mais significativas no que diz respeito às mudanças radicais no processo de evolução das espécies,afetando toda a fauna e flora,afetando o homem e a geografia.

Segundo estudos,daqui a algumas centenas de anos passaremos por novo processo radical,responsável por reorganizar e reequilibrar o planeta.

Há cerca de três séculos,o homem passou a usar o conhecimento para produzir máquinas.

A sociedade mudou,novos valores foram adquiridos e surgiram novas revelações de trabalho.Era a Revolução Industrial mostrando que uma nova fase,no tocante ao trabalho,estava surgindo.

Ao longo dos últimos anos,o homem preocupou-se em estudar novas tecnologias,a fim de melhorar o processo,esquecendo-se de dar o devido tratamento à natureza,tratando-a como uma fonte inesgotável de recursos.

Esquecemos da integração entre homem e natureza.O homem passou a entender que pode – e deve – usar a terra,mas precisa respeitar a natureza,proteger as espécies,salvaguardar o ecossistema.

Seguindo essa linha de raciocínio,a sustentabilidade espiritual pressupõe equilíbrio;afinal,do equilíbrio vem a paz,e paz facilita o contato com nossa essência,permitindo que nossa alma se expresse e se realize.Quando você se realiza,naturalmente propaga o bem.

A maioria de nós deseja viver em um mundo mais rico,mais saudável e mais feliz.Você quer que o mundo seja melhor,um lugar prazeroso de se viver,participa de movimentos ecológicos,diz não à poluição.

Mas você se dá sustentação?Tem sustentabilidade emocional?Consegue manter bons pensamentos?Tem a dignidade de respeitar-se sempre?

Sustentar-se é ligar-se às forças espirituais,estruturadas no bom senso,que é a linguagem do espírito.

Ser seu amigo e aceitar-se incondicionalmente é dar o primeiro passo para a sustentabilidade emocional,tão necessária para seu espírito se expressar no mundo.

__________Texto extraído do livro:”Acorde pra Vida”,de Marcelo Cezar.tumblrfrase-inteligente-vida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s